Nome Oficial
Sertãozinho Futebol Clube
Fundação
06/08/1944 (78 anos)
Status Atual
Em atividade
Endereço
Rua Guilherme Volpe, 1350
Sertãozinho - São Paulo
CEP: 14170-350
Brasil
Apelido(s)
Touro dos Canaviais
Estádios como mandante (jogos(s) registrado(s))
Frederico Dalmazzo (Fredericão), Sertãozinho/SP, Brasil (174)
Histórico
futebol chegou a Sertãozinho no final do século XIX, trazido por ingleses como A.Holland e Victor Pitcher. Os jogos eram realizados no Largo São Sebastião, onde hoje se encontram a Cadeia Pública, a Casa da Cultura e o Fórum, e entre as primeiras equipes pode-se citar União, XV de Novembro (que mais tarde se fundiram como Internacional), Sertanezino, Operário, Mogiana, Palestra Itália, Sete de Setembro, Jahú, Sertãozinho, Guarani e Aliança Liberal.
O Sertãozinho Futebol Clube foi fundado oficialmente no dia 6 de agosto de 1944, após uma reunião entre um grupo de esportistas da cidade para a criação de um novo time. O primeiro presidente escolhido foi Enéas Sílvio Bordin e a equipe logo começou a participar dos campeonatos amadores da Liga Ribeirãopretana de Futebol, à qual era filiada.
O primeiro título foi conquistado em 1954, quando o Sertãozinho Futebol Clube dividiu a taça de campeão amador da Liga com Cajuru. Dois anos mais tarde o time conquistou o Torneio Cinquentenário de Sertãozinho. No início dos anos 60, uma crise fez o clube fechar as portas. No entanto, em 1969, pouco depois da inauguração do estádio Frederico Dalmaso, um grupo de empresários liderados por Antonio Eduardo Tonielo fez com que o Sertãozinho FC ressurgisse. E logo de cara a equipe já conquistou os títulos da recém criada Liga Sertanezina de Futebol e da Liga Araraquarense, vencendo na final o Botafogo de Bebedouro.
Profissionalizado, o Sertãozinho FC passou a disputar o Campeonato Paulista a partir de 1970. No primeiro ano perdeu o acesso numa decisão polêmica contra o Rio Branco de Ibitinga, mas em 1971 conquistou o título sobre o Rio Claro e o direito de disputar a Primeira Divisão – atual Série A2. Uma nova crise financeira levaria o clube de volta à Terceirona no final dos anos 70, mas em 1982 o Sertãozinho FC já estava de volta à Segunda Divisão e por duas vezes esteve bem próximo do Paulistão. Numa delas, em 1986, o time tinha como presidente o comendador Alcídio Balbo e no campo craques como Baroninho, Vidotti, Rosemiro, Maxwell e Brecha.
Em 1989 o Sertãozinho foi vice-campeão do Série A3 em uma decisão em melhor de três partidas contra contra o Sãocarlense, a última partida foi disputada em campo neutro no Estádio Palma Travassos em Ribeirão Preto.
Na metade da década de 90 o Sertãozinho FC viveu sua pior fase, chegando a disputar a Série B1-B – equivalente à Quinta Divisão. Foi aí que surgiu a dupla de empresários José Alberto Gimenez e Antonio Aparecido Savegnago. Com o primeiro na presidência, o time ganhou logo de cara o acesso à Série B1. A partir de 2000, com a eleição de Gimenez para a prefeitura de Sertãozinho e a entrada de Toninho Savegnago na presidência do Sertãozinho FC, o time passou a acumular seguidos acessos.
Título(s)
Campeonato Paulista - 3ª Divisão (3 Título(s))
1971, 2004, 2016
OUTRAS VERSÕES DO ESCUDO
Fonte:
Efm
Escudos
Michael serra
Escudos também retirados do livro 125 Anos de História - A Enciclopédia do Futebol Paulista
0 comments:
Postar um comentário