Nome Oficial
São Lourenço Atlético Clube
Fundação
10/08/1944 (78 anos)
Status Atual
Amador
Endereço
Avenida Saldanha da Gama, 344
Matão - São Paulo
CEP: 15990-000
Brasil
Apelido(s)
Estádios como mandante (jogos(s) registrado(s))
Histórico
O São Lourenço Atlético Clube foi fundado na cidade de Matão, interior do Estado de São Paulo em 10 de Agosto de 1944. O clube surgiu através de uma reunião envolvendo esportistas da cidade, com o propósito de fundar um clube esportivo, idéia do saudoso Luiz Miguel Pereira, o "Luizinho Pereira". O time ganhou esse nome pela data ser dia de São Lourenço que foi um mártir católico do Séc. III D.C..
O time começou como uma equipe de várzea, disputando torneios na cidade e região, mas alguns anos depois, o clube se filiou à Federação Paulista de Futebol e disputou duas temporadas na Quarta Divisão do campeonato Paulista, 1967 e 1968, sendo assim, o primeiro time profissional de Matão. As atividades se encerraram definitivamente em 1975.
Em agosto de 1988, uma reunião organizada por Lourival Pereira, o "Vale Pereira", em uma chácara, contou com a presença somente de alguns ex-atletas, confraternização que gerou boa repercussão. A festa acabou ganhando proporções inesperadas e a partir de então acontece anualmente, entrou para o calendário de comemorações do município que também celebra aniversário em agosto, mês de aniversário do clube.
Para não deixar morrer todo o passado do clube formou-se uma comissão organizadora composta por: Sebastião Mariano de Souza,o "Tião Tatá", José Luiz Paiolo, Lúcio de Souza, Orivaldo Chiozzini,o "Ranquei", Geraldo Di Fábio, o "Gera", Enéias Chiozzini Filho,o "Mano", Laerte Pereira,o "Laertinho" e Wanderley Constantino.
Desde o ano 2000 a confraternização ocorre no Clube Bambozzi encontro de gerações no evento, propicia aqueles que não tiveram a oportunidade de ver, mas conhecer um pouco do que foi o time. Além dos ex-atletas do SLAC, outros jogadores que marcaram época em clubes do futebol brasileiro, também já participaram da festa, como Zé Maria ex-lateral do Corinthians, Ademir da Guia, Dudu, Djalma Santos, Oberdan Catani, Fábio Cripa, Turcão e Nei que fizeram história no Palmeiras.Oscar Bernardi que jogou na Ponte Preta e São Paulo, Wilson Tadei que hoje atua como treinador e foi campeão mundial pelo Grêmio em 1983, entre outros.
Fonte de pesquisa: www.saolourencoac.blogspot.com
Texto: Luiz Carlos Éden - Sorocaba (SP)
Título(s)
OUTRAS VERSÕES DO ESCUDO
Fonte:
Efm
Escudos
Michael serra
Escudos também retirados do livro 125 Anos de História - A Enciclopédia do Futebol Paulista
0 comments:
Postar um comentário