Nome Oficial
Clube Atlético Bandeirantes
Fundação
25/01/1941 (81 anos)
Status Atual
Extinto
Endereço
São Carlos - São Paulo
Brasil
Apelido(s)
CAB
Mascote(s)
Bandeirante (sertanista)
Cores
vinho, azul claro
Estádios como mandante (jogos(s) registrado(s))
Paulista EC, São Carlos/SP, Brasil (0)
Ruy Barbosa, São Carlos/SP, Brasil (0)
Histórico
Em São Carlos, cidade do interior do Estado de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1941 foi fundado o Clube Atlético Bandeirantes, o CAB, tendo como seu fundador o Sr. Masadi Tagata, popular Mario da colônia japonesa da cidade.
Para disputar o campeonato de futebol amador do Estado de 1955, o CAB se fortaleceu unindo-se com outros três times da cidade, o Bonsucesso, o Vila Elizabeth e o CE União, sendo este o passo para chegar ao profissionalismo. No ano seguinte o time entrou para o cenário do futebol profissional como integrante da Série Cafeeira do campeonato paulista da Segunda Divisão de 1956, atual A2, sendo assim, considerado o pioneiro do futebol profissional em São Carlos.
A estreia do time na Segundona foi um empate conquistado diante da Esportiva Sanjoanense, 2 a 2, em São Carlos, o CAB jogou com Julio Delamano; Gilberto e Bibi; Hugo Ferrari, Orlando e Luiz Marques; Gomes, Américo, Jorjão, Ademar Ferrari e Carlinhos. Em seu primeiro ano como profissional, o time não passou da primeira fase da competição ficando na quarta colocação do grupo.
O Bandeirantes permaneceu na Segundona até 1959 e devido às reformulações da Federação Paulista de Futebol em seus estaduais, a partir do ano de 1960 o time passou a disputar a Terceirona do campeonato paulista, equivalente a atual Série A3, divisão que o time disputou até o ano de 1964, ano em que foi extinto.
O CAB possuía charme com sua categoria e mandava seus jogos no estádio Paulista que pertencia ao São Carlos Clube, em parte dos anos de 1956 e 1957, o time mandou a maioria de seus jogos no estádio Luís Augusto de Oliveira, pois o estádio Paulista estava em reformas para receber os Jogos Abertos do Interior de 1957.
Em 1964 no seu último ano, mandou alguns de seus jogos no estádio municipal Ruy Barbosa na Vila Nery.
A extinção
Em 1964, o jogo marcante para o futebol profissional da cidade de São Carlos foi um amistoso que aconteceu entre o Bandeirantes e o Corinthians Paulista, em que aconteceu uma briga generalizada entre jogadores e torcida, que causou vários danos ao estádio do São Carlos Clube, porque o Corinthians mandou um time juvenil e nesse dia a partir desse episódio, o CAB através de seu presidente José Tibúrcio do Prado Neto, informou que o clube estava saindo do futebol e sendo extinto.
Participações em estaduais
Segunda Divisão (atual A2): 1956, 1957, 1958 e 1959.
Terceira Divisão (atual A3): 1960, 1961, 1962, 1963 e 1964.
Pesquisa: Luiz Carlos Éden (de Sorocaba), Braz Leme, Gerson Rodrigues
Fontes: História do futebol profissional de São Carlos, Wikipédia
Título(s)
Fonte:
Efm
Escudos
Michael serra
Escudos também retirados do livro 125 Anos de História - A Enciclopédia do Futebol Paulista
0 comments:
Postar um comentário