Nome Oficial
Football Club Coronel Fulgêncio de Almeida
Fundação
23/04/1914 (108 anos)
Status Atual
Mudou de nome
Endereço
Praça João Mendes, s/n
Centro - Franca - São Paulo
Brasil
Apelido(s)
Estádios como mandante (jogos(s) registrado(s))
Histórico
O Esporte Clube Coronel Fulgêncio de Almeida foi uma agremiação da cidade de Franca, localizado no Interior Paulista. Fundado às 12 horas, da quinta-feira, no dia 23 de Abril de 1914, como Football Club Coronel Fulgêncio de Almeida.
Reuniram-se na sua sede à Praça João Mendes, no Centro de Franca (posteriormente a sede passou para a Avenida Major Nicácio, s/n, no Centro da Cidade), as diretorias dos clubes Coronel Fulgêncio de Almeida e Quinze de Novembro, grande massa popular, as bandas de música do Grêmio S. Benedicto e Eduardo Nunes.
Ali formou-se uma extensa comitiva que se dirigiu a casa da Sra. D. Amabile Braczak, a fim de receber um lindo estandarte que essa senhora confeccionou e gentilmente ofereceu ao clube.
Após entrega, falou o Sr. Homero Alves, orador oficial do clube, agradecendo o valioso donativo. O préstito dirigiu-se então para a Sede da Associação Athletica Francana, que incorporou, indo todos cumprimentar as redações dos jornais locais.
O préstito seguiu para a sede do Club onde foi servido a todos um copo de cereja, havendo por essa ocasião, diversos brindes. Às 16 horas e meia, houve no campo do Club Coronel Fulgêncio de Almeida, um jogo amistoso entre esse Club e a Associação Athletica Francana. No final, os visitantes venceram pelo placar de 2 a 0.
Às 20 horas, grande e compacta massa popular, precedida das as bandas de música do Grêmio S. Benedicto, foi na casa do Professor David Carneiro, presidente da Associação Athletica Francana, cumprimentado-o pela vitória alcançada. O Coronel Fulgêncio de Almeida foi aclamado de forma unânime com o presidente honorário do clube.
O clube foi vice-campeão do Campeonato Citadino de Franca, em 1921, somando oito pontos (foram oito jogos, com três vitórias, dois empates e três derrotas). A AA Francana foi a campeã com 10 pontos (foram oito jogos, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas; marcando 11 gols e sofrendo quatro).
Em 1942, o Esporte Clube Coronel Fulgêncio de Almeida participou do Campeonato Paulista do Interior daquele ano. A competição contou com a presença dos 24 clubes campeões municipais. O Rubro-negro Francano entrou como o campeão da 8ª Região (Franca).
No entanto, o Coronel Fulgêncio de Almeida não foi e acabou eliminado. No domingo, do dia 04 de Outubro de 1942, foi até Ribeirão Preto e não se deu bem. O Botafogo venceu por 3 a 0, avançando na competição.
Time-base de 1932: Bahiano; Bruza e Arnaldo; Mezolino, Nenê e Jeronymo; Xaleira, Paulo, Azul, Franklin e Durval.
Disputou o Campeonato Paulista do Interior de 1942, foi extinto após ceder para a prefeitura o terreno onde hoje é o Paço Municipal.
Pesquisa: Sérgio Mello
Fontes: RSSSF Brasil, O Combate, Correio Paulistano, Diário Nacional, GCN.net.br, Livro "Os esquecidos - Arquivo de Futebol Paulista", de Rodolfo Kussarev, Acervo de Élison Fernandes, Waldomiro Junho
Redesenho do escudo e uniforme: Sérgio Mello
Título(s)
Fonte:
Efm
Escudos
Michael serra
Escudos também retirados do livro 125 Anos de História - A Enciclopédia do Futebol Paulista
0 comments:
Postar um comentário